sexta-feira, 25 de março de 2011

A inclusão digital na escola



A tecnologia está presente na vida das pessoas de todas as formas possíveis como nos celulares, na televisão, nos computadores... e os colégios não poderiam ficar por fora desse mundo onde nós estamos englobados.
Com a instalação das lousas digitais, asssitir a aula se torna não apenas uma "simples aprendizagem" mas também, um divertimento que proporciona uma maior interatividade entre professor e aluno. Como podemos notar, o ensino dos colégios que não possuem tal tecnologia acabam tornando as aulas de seus alunos muito mais cansativas e monótonas o que, consequentemente, desestimula o aprendizado dos mesmos.
O maior risco da implantação dessa nova proposta pedagógica é que seus valores iniciais sejam perdidos ou esquecidos, afinal, o quadro negro ainda é uma estratégia de ensino e nem tudo na vida pode ser mandado em formato "PDF".

"A escola da experiência é a mais educativa."
(Moliere)

domingo, 20 de março de 2011

Pensamentos e tormentos



E cá estou eu, mais uma vez. Hoje não irei falar sobre amor, não irei falar sobre 'assuntos polêmicos', irei apenas por questões que devem, ou pelo menos deveriam, ser usadas como reflexão alheia e própria. Estava postando agora no twitter (quem quisaer olha aqui do lado e me segue) sobre a ironia... Coisa que todos usam e pouco possuem 'capacidade' de usá-la como se deve. O mundo anda tão cheio de informações e de ações que, por pura influência do tempo, não temos hora livre para se quer se lembrar do que almoçamos, com exceção do churrasco de domingo ou do almoço em família. Simplesmente ninguém tem mais algo fixo na mente, no pensamento, ninguém consegue mais estabelecer sua prioridade, nem eu, ao digitar isso consigo fixar em uma ideia. O amor é a única coisa que nos resta pra acreditar e é o que sobra como prova de que o mundo pode ser um lugar bem melhor.
Lugar melhor é lugar calmo, harmonioso, não com tsunamis e terremotos que nem ocorreu no Japão a pouco tempo atrás e que deixou milhares de pessoas mortas, desabrigadas, excluídas da sociedade. Sociedade cuja qual tem como base a renda comercial e o dinheiro que não compra felicidade mas que ajuda bastante. Felicidade que só quem batalha muito para conseguir algo é que sente, depois de conseguir. Vitórias e perdas marcadas e registradas em cada um de nós e, volto eu, ao ponto inicial.. as linhas vão acabando... a ideia vai se destruindo... a inspiração se apaga que nem a chama de uma vela a céu aberto... e a única coisa que lembro é de ter comido um pão agora a noite...

"O gênio é a consciência do mundo. "( Friedrich Hebbel )

segunda-feira, 7 de março de 2011

Carnaval



É o carnaval chegando na sapucaí da internet gente! Coisa linda né, tanta riqueza, tanto dinheiro em uma noite... Uma coisa que realmente me deixa muito intrigada é esse investimento. Na época das enchentes todo mundo mobilizado arrumando dinheiro e custaram um monte, os barracões queimaram e já foram restituídos tão rapidamente... Tanta gente que precisa de uma boa estrutura de vida e o governo investe em: desfiles. Bom isso foi só uma janela que eu fui obrigada a expor porque realmente, mexe muito com o meu lado "profundamente na mente". Carnaval é uma festa tão linda né? Animada, empolgada, alegre e enfim, completamente divertida que agita quase todos, exceto é claro, os mais parados. Resumindo, vamos aproveitar as festas de acordo com os nossos gostos e vamo que vamo galera.

"O tempo ruge e a sapucaí é grande"(Novela: Senhora do Destino)