sábado, 27 de março de 2010

Por que teimamos em querer esquecer algo ?


Esses dias, eu estava vendo uns arquivos de uma colega minha que faleceu e comecei a pensar por que agente tenta esquecer as coisas que nos magoam. É tão triste e ao mesmo tempo engraçado. Tenho milhares de lembranças ótimas dela, para falar a verdade ela nunca fez nada que me chateasse, nunca brigamos, nunca fizemos nada contra a outra, éramos literalmente, melhores amigas. Fazia tempo que eu não via as fotos e vídeos que eu possuía dela, mas fui obrigada a ver. Sei que quando posto no blog sempre falo de assunto que envolvam todos mas desta vez precisei usá-lo para colocar pra fora tudo o que estava passando na minha mente e no meu coração.
A angústia e a felicidade de ver ela em filmagens é algo inexplicável. É ótimo a ver dançar, ouvir a vozinha dela, mas é tão ruim quando me dou conta que não poderei mais vê-la, não poderei mais ouvi-la, a não ser em sonhos. Mesmo não estando aqui (fisicamente) ela sempre me ajudou sempre me aconselhou e me levou para o caminho certo. Desculpa estar desabafando aqui, mas, era realmente necessário. De tanto dar conselhos aos outros, me sinto meio que impossibilitada de me aconselhar. Comentem se puderem. Obrigada.


“Nesse mundo, nada é certo alem da morte e dos impostos.”(Benjamin Franklin)

segunda-feira, 22 de março de 2010

No que acreditar ?



Existe uma infinidade de crenças disponíveis na nossa vida, ou melhor, no nosso mundo. Quando passamos a acreditar em alguma coisa estamos criando uma parte da nossa personalidade. A partir da hora que assumimos acreditar em qualquer coisa estamos assumindo nossa posição em relação aquele assunto. Não podemos ter medo de expressar aos outros o que achamos, pensamos, ou entendemos, todos tem direito e de certa forma, dever de gostar e acreditar no que querem e quando querem.
A vida sem crenças (religiosas ou não) é totalmente vazia porque os seus atos ficarão sem sentido, sem motivação nenhuma. Claro que tem muitas pessoas que discordam do que eu estou dizendo mas... pensa, se você não acreditasse em algo como poderias explicar tudo o que fazes, dizes e achas ? Como entender a ti mesmo? Como julgar o próximo? Na minha opinião, seria impossível.

“Prefiro o paraíso pelo clima, o inferno pela companhia.” Mark Twain

domingo, 21 de março de 2010

Mas e se... houvesse uma troca de lugares

A sociedade luta contra o machismo e ao mesmo tempo defende as ideias machistas. Os homens podem trair, os homens podem beber, os homens podem mentir, eles podem tudo ser. (que rima hein =D)Se uma mulher faz metade das coisas (não aceitas numa sociedade padrão) ela é julgada como a infiel, a mentirosa, a irresponsável. Se formos levar isso para o lado cristão, o primeiro ser a ser criado foi um homem, depois é que veio a mulher, mas também notamos uma coisa: a mulher surgiu para completar o homem, o que significa que eles precisam da gente.
Se não fossem as mulheres nenhum homem existira. Somos especiais porque nós damos a vida a alguém, nós somos as “donas da casa” e não “de casa”. Nós entendemos nossos filhos, nós compreendemos os outros. A mulher é um ser muito divino. Ela é a única que tem o prazer de gerar uma vida, ela sempre vê o lado bom das coisas, ela sempre faz de tudo por todos.
Não existe o cara perfeito, até porque nós os amamos por suas qualidades e defeitos. Os homens mentem porque talvez eles não sejam corajosos o suficiente para assumir e responder por seus atos. As mulheres choram para mostrar como são lindas em todas as etapas da vida, sendo elas boas, ou até mesmo péssimas.

"Os homens vivem do esquecimento e as mulheres das recordações." (T. S. Eliot)

quinta-feira, 18 de março de 2010

O medo do “adeus”



O adeus é uma palavra de extrema força. Gramaticalmente significa uma expressão usada em despedidas que também quer dizer: “vá com Deus”. O ser humano sempre se diz preparado para tudo mas, acredito que ninguém esteja preparado suficientemente para qualquer tipo de adeus. Sempre viveremos diversas despedias como a de um amor, como a de um amigo ou até algum parente. Ás vezes esse adeus não é definitivo, outras, é.
Não tem nenhuma tática para se prevenir de tal situação. Nem você e muito menos eu estamos conformados quando perdemos (literalmente ou não) uma pessoa. Todos já passamos ou iremos passar por despedidas de amizades, de família, de colegas, de emprego... Isso é totalmente inevitável. A única coisa que podemos fazer é ir aceitando aos poucos. Tudo na vida tem seu lado bom. Tudo que vivemos é uma lição que ganhamos. A nossa vida é uma eterna escola, eterna e inacabável.
Nós também estamos nessa vida só de passagem. Deixaremos muitas pessoas para trás, agente querendo ou não. Não tem quem mude o destino (se é que você acredite em destino). Cada um nasce com a sua sorte (também não sei se acreditas nessa afirmação) Mas numa coisa temos que concordar – se agente vai a um velório, choramos porque aquela pessoa se foi, mas se do nada ela se levanta, com certeza sairíamos correndo, isso não é uma coisa totalmente maluca? (quem falou isso foi um dos meus professores). Nada dura pra sempre, então trate de aproveitar cada segundinho de vida.


“Agente leva da vida amor, a vida que agente leva” (composição de Fatima Guedes – cantada por Leila Pinheiro)

terça-feira, 16 de março de 2010

Como exigir o entendimento sem tê-lo?



Muitas vezes, ao nos relacionarmos com as pessoas, sendo por amizade, amor, ou necessidade, esperamos que elas nos entendam, desejamos que elas percebam o que queremos, mas nem nos damos conta que nós mesmos não sabemos qual o nosso real desejo. Quando você tem uma amizade muito forte com uma pessoa e vocês acabam brigando você em algum momento parou para analisar a situação? Você já refletiu direito sobre o motivo da briga e já tentou entender o que ocorreu para você formar tal justificativa? Parece mentira mas, muitas vezes, o problema de fato não foi seu, o erro não foi seu mas também muitas vezes mesmo você sendo “inocente” você não interpretou direito a sua própria resposta para tal conflito.
A vida de casados de fato é cheia de altos e baixos, mulheres querem atenção e homens querem sossego (ou vice e versa). Mas, o que você quer? Não só num casamento ou numa amizade como citei acima, mas o que você quer para você? O que é bom pra ti, qual a sua prioridade de vida, no que acreditar, onde e de quem cobrar isso? “Vou cobrar de fulano porque ele fez isso ou aquilo” Será? Uma boa, ou melhor, ótima maneira de descobrir é simplesmente se autoanalisando. Pense nas ultimas coisas que fez, que pensou, que disse; faça uma lista mentalmente do que você tinha vontade de ter e acredite que esse seu desejo é possível porque de fato ele é possível. Nada é impossível quando temos garra e força para batalhar em busca do que queremos.
Acabe com toda a insegurança que ronda seu coração e se liberte para a vida. Procure se conhecer melhor, dê um tempo nas análises alheias e opiniões de fora também e se critique, se cobre, se elogie, se dê valor. Não se julgue demais, porém também não se dê muitas folgas pois se não nada irá adiantar mais futuramente. Cobre de si o necessário, isso já basta.


“Quer ser entendido? Primeiro entenda-se” (Keitty Rodrigues Vieira)

segunda-feira, 15 de março de 2010

Ei, eu tenho opinião!




Já percebeu que na maioria das votações públicas a ideia “vou ver quem tem mais voto pra votar” passa pela sua cabeça? O porquê disso é muito óbvio: temos medos de expressar nossas ideias, pois temos muito receio que sejamos contrariados. Parece brincadeira, mas como temos coragem de dizer que temos uma opinião própria se esperamos os outros para opinar? Todos nós (inclusive eu) precisamos aprender a acabar com essa insegurança de falarmos o que pensamos ou achamos. Um caminho muito longo para qualquer pessoa, mas simplesmente, necessário.
Em pequenos gestos essa “fase” pode ficar bem mais fácil de ser lidada. Se quando alguém perguntar que música que agente gosta, ou que novela agente odeia, ou que time que agente torce: fale a verdade. O medo sempre vai tentar te aprisionar numa sela vazia onde a única coisa que realmente tem importância é a opinião alheia. Por mais que o caminho seja difícil siga em frente e mostre a todos e a si mesmo que você pode, que você sabe o que falar e que você acredita no que fala.
A opinião é que faz tua personalidade, não queira ser apenas mais uma pessoa que se dispõe a ser manipulada por qualquer um porque é assim a vida de quem não tem opinião formada, ou, que tem uma opinião oculta. Assuma seu lugar na sociedade, assuma seu lugar no mundo, assuma as ideias que você tem na sua mente.


"Eu não compartilho a opinião de homem algum. Eu tenho a minha própria." (Ivan Sergeyevich Turgenev)

domingo, 14 de março de 2010

Nunca um erro, sempre uma lição


Existem tantas pessoas diferentes, com jeito e atitudes totalmente diferentes e que precisamos conviver e entender cada uma. Tarefa difícil para qualquer pessoa. Se agente observar um dia dentro de um ônibus veremos várias pessoas, com várias personalidades e com várias histórias. Histórias que fazem dela a personagem principal ou não. Muitas têm como meta de vida a compreensão, o amor, a fidelidade, enquanto outras não reconhecem esses valores tão preciosos e resolvem seguir com a finalidade de prejudicar quem vive à sua volta. A troco de que?, De... autoestima ? Prejudicar os outros te faz se sentir mais superior ? Por quê? Ninguém é superior a ninguém, todos somos iguais, e se não fôssemos porque vamos todos para o mesmo lugar depois que morremos? Não estou me referindo a céu e inferno e sim aos 7 palmos a baixo da terra.
Experimente fazer o bem, tente fazer o próximo se sentir feliz, isso lhe trará uma sensação que não tem preço que pague. Dar bons conselhos é a melhor coisa que pode existir. Quanta experiência de vida você ganha observando o que os outros seres da sua sociedade fazem, falam ou agem. Cada pessoa que passa pela rua tem uma maneira diferente de ver o mundo, mostre-a a melhor que conheceres. Ensine tudo o que de bom aprendestes e, assim, viverás feliz. Pare de pensar só em você e enxergue tudo a sua volta e sinta, e viva, e se alegre pelo outro, junto com o outro. Deixe tudo o que te chateia de lado e sorria, porque cada dificuldade ou obstáculo encontrado e superado é uma nova motivação e uma certeza de que você pode. Não ligue para padrões de beleza, padrões disso e daquilo, seja você e não se preocupe com que os outros pensam ou acham de suas atitudes, a não ser que de fato elas sejam erradas. Errar é humano, não se queixe dos seus erros e aprenda a entendê-los e a segui-los como base para uma nova aprendizagem.


"Sempre faço o que não consigo fazer para aprender o que não sei!" (Pablo Picasso)

sábado, 13 de março de 2010

Vida, aventura louca de se viver

Se agente parar pra pensar vamos ver que a vida é uma coisa muito louca. É um navio em alto mar em dia de tempestade, é o vai e vem das ondas, é a ventania de um furação, e o calor da praia de Copacabana nos dias de verão desse ano de 2010. Uma hora ela parece estar tão parada que tu pensa em fazer diversas coisas só para poder dar uma agitadinha nela, e em outras horas, ela fica tão tumultuada, tão corrida que inevitavelmente você almoça pensando no que vai fazer de tarde,“dorme” pensando no que vai fazer no outro dia. Em alguns casos, as pessoas que são muito preocupadas sonham com os seus afazeres. Isso é ou não é uma tortura que nós mesmos fazemos ? Se é ou não eu realmente não sei, mas no meu caso eu sinceramente acho que é total perda de tempo sonhar com o que temos que fazer. Se agente sabe que precisamos fazer aquilo pra que sonhar ? Pra que se preocupar na hora em que mais nos relaxamos? Aí é que tá, mais uma coisa que é profundamente da nossa mente que só a ciência pode explicar (se é que pode explicar).
Temos que nos cuidar. O estresse da vida rotineira pode muitas vezes causar doenças e isso é algo que ninguém quer. Relaxe... Viva... Aproveite... Aproveite cada milésimo de segundo como se fosse o último que você está vivendo, cante, se solte, dance, pule, ria, chore, grite, chute, faça drama, se apaixone, mas pelo amor de Deus, não vá se empolgar e sair por aí roubando bancos pensando em ficar rico porque seus últimos segundos podem ser na cadeia e mesmo se não for você não vai ter tempo de gastar o dinheiro e nenhum defunto carrega grana no caixão (até porque hoje em dia nem morto é respeitado né).


"Quando eu ouço alguém suspirar, "A vida é dura", eu sempre sou tentado a perguntar, "Comparado a que?" (Sydney J. Harris)

sexta-feira, 12 de março de 2010

O que pensamos e o que vivemos


Geralmente quando falamos em pensamento logo vem na cabeça tudo o que se relaciona com frustração, lamentação, falta de compreensão, a não ser que você leve para um lado mais científico. Não estamos nesse blog para ver comentários entristecidos ou amargurados mas infelizmente, é impossível analisarmos os nossos pensamentos sem lembrarmos de todas as dificuldades ou decepções que passamos e quem enfrentamos até hoje. Vivemos numa sociedade basicamente problemática, umas pessoas vivem de um jeito, outras vivem como personagens, outras fingem que vivem, e há ainda outras que nem sabem direito o que e como vivem.
Quero deixar bem claro que não sou nenhuma psicóloga e que estou longe de ser uma, criei esse blog sim foi pra expor tudo o que penso e o que acho. Um dia uma amiga minha disse que agente não pode nunca achar que algo é impossível. Se formos analisar bem, ela tem toda a razão. Tudo o que agente quer agente consegue. Quem quer um emprego, pode até demorar mas arruma um emprego, quem quer casar tendo o noivo já é mais que meio passo dado, quem quer estudar enfia a cara nos livros e apostilas, agora só digo uma coisa: não vai pensar “ah eu quero o prêmio do BBB” e achar que ele vai chegar na sua casa por sedex porque sinceramente, isso sim é impossível, a não ser que alguém roube o prêmio e te mande mas acho isso muito improvável. Sempre lute e sempre batalhe pelo que você quer que assim você vai longe, vai muito longe mesmo.
Quando alguém quiser te derrubar, quando alguém quiser rir de ti ou então te prejudicar não brigue com a pessoa só simplesmente quando olhar para ela pense: “ eu posso, eu consigo e eu vou”. Pense, não fale, pense, porque o silêncio muitas vezes vale muito mais do que um “tapa na cara”.

“Perdoe sempre seus inimigos, mas nunca esqueça o nome deles” ---> pense nisso’